Prevenção e Combate a Incêndios

Buscar recursos e parcerias para a instalação de uma unidade do corpo de Bombeiros no município. Além deste objetivo temos o projeto da criação das BRV– Brigada Rural Voluntária.

Sabemos que todo fogo começa pequeno, a idéia da criação das brigadas voluntárias em cada comunidade rural, tem como objetivo dar a primeira resposta aos incêndios florestais. O projeto prevê o treinamento, capacitação e estruturação destas brigadas através de parcerias com o Governo do Estado, ONGs e Corpo de Bombeiros.

Com uma equipe treinada e capacitada em cada comunidade com equipamentos básicos de combate aos incêndios florestais, será possível o controle de queimadas em seu início, sem precisar acionar o corpo de bombeiros, pois sabemos que o estado de mato grosso é imenso e as demandas em época de estiagem superam o número de profissionais.

Sendo assim, aqueles que primeiro vêem as queimadas terão condições técnicas e equipamentos para impedir que o fogo se alastre e fique fora de controle, colocando em risco não só a saúde e o meio ambiente como os bens e investimentos dos moradores locais.

A importância da Criação das Brigadas Rurais Voluntárias é fundamental, pois será o primeiro instrumento de resposta já aplicado no combate de incêndio florestal. Evitando que pequenos focos de incêndio propaguem-se ao ponto de não haver mais condições de combate, que foi o que vivenciamos com as ultimas queimadas, os profissionais chegaram ao ponto que só poderiam defender uma casa, uma lavoura, um curral, pois não havia mais como combater tamanha força e poder do fogo.

2db9ae8dc36370c0215f063914e75ab4
Foto: Luiz Gustavo Gonçalves/ICMBio.
Matéria: Vitória Lopes – Gazeta Digital.

A redução e controle dos incêndios no município dependem da criação e execução deste projeto.

Colaborador: Major Bombeiro Paulo André Barosso, e secretário executivo do Comitê Estadual da Gestão do Fogo da Secretaria de Meio Ambiente de MT.