Com o objetivo de proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora existentes, assegurando a qualidade do curso d’água, visando garantir a conservação do meio ambiente e a melhor qualidade de vida da população, o projeto prevê o plantio de árvores nativas para recuperação de áreas alteradas e degradadas, tanto por queimadas como por desmatamento.
”Água é um elemento que promove a vida, todos os seres vivos, indistintamente, dependem dela para viver. No entanto, por maior que seja sua importância, observa-se a destruição dos corpos d´água e suas nascentes. A água é um dos recursos naturais que mais tem envolvimento com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos. A água é um recurso natural essencial, para seres vivos vegetais e animais, sem ele não há como escapar de uma dura e cruel transformação.”
Mesmo as menores nascentes tem toda uma importância para o ecossistema. Vejamos a microbacia do Córrego Quineira, por exemplo, tem como seu principal rio o Rio Cachoeirinha, o Córrego Quineira é afluente do Córrego Monjolo que, por sua vez, é tributário do Rio Cachoeirinha. Este rio une-se ao Rio Lagoinha dando origem ao Rio Quilombo, que deságua no Rio da Casca, afluente do Rio Manso.
O Rio Manso é tributário do Rio Cuiabá que contribui com o Rio Paraguai, principal formador da bacia do Paraguai, grande responsável por manter o Pantanal.
São muitas as nascentes dentro e no entorno da zona urbana de Chapada dos Guimarães, a maioria delas como as nascentes do “Rio Coxipózinho” e “Olho d’Água” tem sofrido com problemática ambiental resultante da expansão urbana e por terem sido assoladas por grandes incêndios florestais.
Esta ação está ligada a restauração e reestruturação do “Horto Florestal”, além da ligação com a implantação da matéria “Meio Ambiente” nas escolas.
O plantio de mudas nativas como embaúbas, buritis e outras espécies, possibilitará uma regeneração local.
Veremos o grande valor deste projeto aumentando com o passar dos anos, a preservação e conservação destas nascentes estão em nossas mãos. Simples ações podem mudar todo um futuro.